Quem já não se deparou com uma confusão mental na hora do pagamento das compras no caixa?
Os alunos de EJA aprendem as operações matemáticas contextualizadas em situações-problemas, muitos não gostam, pois acham mais fácil os tradicionais exercícios de arme e efetue, o que não fazem o aluno pensar…
Alguns professores, também, acham cômodo encherem a lousa ou cadernos com operações matemáticas para preencherem fichas burocráticas ou realizarem outras atividades, deixando o aluno sem orientação.
Como educadores devemos pensar na melhor forma do aluno aprender a pensar, saber argumentar e interpretar. Situações-problema fazem os alunos, que já sabem calcular operações matemáticas ou não, interpretarem as situações, analisar e pensar na melhor forma de resolver a questão estabelecida.
Muitas pessoas têm problemas com o troco, os centavos e o maior problema é na interpretação da situação.
É por essa razão que, na educação de jovens e adultos, somos orientadas para trabalhar somente com simulações de situações reais que os alunos apreendam a pensar na operação e melhor forma de resolver a situação-problema.
Exemplo:
Ganhei de presente R$50,00 para gastar em utensílios para o lar. Ao chegar na loja, me deparei com uma promoção de 6 copos por R$36,00 e aproveitei para comprar uma jarra de suco por R$12,00.
a) Quanto gastei na compra total?
b) Quanto custou cada copo?
c) Eu recebi troco, quanto?
Outra situação é:
Fui ao mercado e comprei: frutas: R$5,00, verduras: R$6,25, arroz: R$4,75, feijão: R$5,89, refrigerantes: R$6,90 e chicletes: R$5,30. Ao passar no caixa a cliente só tinha R$30,00 e teve que retirar um produto que considerava supérfulo.
A) Quanto é o total da compra?
B) Qual produto a cliente tirou?
C) Ao tirar o produto considerado supérfulo, qual é o total da compra?
D) Sobrará troco para a cliente? Se, sim, quanto a cliente levará de troco?
E) Quanto faltou para a cliente levar todos os produtos que escolhera?
Muitas dificuldades aparecem atividades como essas. Os alunos não entendem quais operações realizam… Basta o aluno imaginar a situação!
Outra dica é trabalhar com o dinheiro de mentira: simular a compra na sala de aula é um excelente método prático que facilita a compreensão do aluno.
A metacognição é uma prática educacional ótima para o aluno desenvolver a capacidade de expressão e fazer com que o educador entenda o processo de pensamento de cada aluno.
Na correção de situações-problemas é importante que ocorra este tipo de avaliação: Metacognição. Algum aluno que ainda não entendeu, poderá entender com a ajuda do colega.
Armar e efetuar é importante para a prática e conhecimento da técnica das operações, mas restringir somente à isso torna o aluno mecanizado e, ao se deparar com uma situação real não terá a habilidade de resolvê-la.
Clique na figura e leia a pesquisa sobre: “NUMERAMENTO, METACOGNIÇÃO E APRENDIZAGEM MATEMÁTICA DE JOVENS E ADULTOS” de Maria Elena Roman de Oliveira Toledo, Doutoranda daFaculdade de Educação da Universidade de São Paulo.
Luciana Raspa.
iran said,
30,agosto 2008 @ 5:20 pm
muito bom mesmo!no caso acima o protudo que consideraria superfluo seria o chiclete por que seja caro em relação ao arroz que é mais barato de todos!!!
abraços!!!
Bruna said,
22,setembro 2008 @ 10:11 pm
Essa dica é d+ assim agente fica espessifico nas situações problemas!!! Abraço:)
ERlane said,
26,novembro 2008 @ 3:36 pm
adorei estas dicas de atividades envolvendo situações-problema, pois trabalho com turma de eja e o intusiasmo deles em resolver situaçoes como estas é grandioso!
Thadia said,
12,maio 2009 @ 5:39 pm
ruimmmmm
Ketilyn Safira said,
15,maio 2009 @ 1:34 pm
Nossa!
Eu adorei essas dicas!
Continue dando!
Adorei!
Bejos =*
Claudia said,
17,agosto 2009 @ 11:26 pm
Podia ter situaçoes problemas com M.M.C
marcia cristina said,
10,outubro 2009 @ 6:13 pm
gostei d + são excelentes as respostas facilitou bastante. BJS
Jéeh said,
1,março 2010 @ 12:25 am
Adoorei :]
Wellton said,
12,março 2010 @ 2:23 am
Achei o materia desse blog muito interessante para mim que sou educador. Muito obrigado por divulgar um artigo tão interessante!!!!!
Vanda said,
23,março 2010 @ 1:23 am
Meninas, adorei as atividades…desde a graduação luto para que as atividades matemáticas passem a ser significativas ao educando. Vou usar o texto no teste de meus alunos, pois todos os trabalhos que realizo tem um texto motivadore depois as questões matemáticas relacionadas com este. No momento estou trab. com calculo mental e estimativa e o trab. publicado neste blog é excelente para este momento.
OBS:Vou utilizá-lo com as devidas referencias.
Parabéns!
luzia said,
22,junho 2010 @ 1:37 pm
ameeeeeeei mas ja sabia éssa mas obrigado!!!!
Sara said,
25,agosto 2010 @ 11:52 pm
Gostei muito do material.Peço que continuem postando situações-problema desafiadoras.É dificil encontar em livros didáticos. Valeu!
Hosana said,
29,outubro 2011 @ 11:11 pm
gostei desses exemplo
isabella said,
21,novembro 2011 @ 1:26 pm
esse site é muito bom!!!
cristina said,
2,março 2012 @ 1:57 pm
muito bom .
dani said,
24,março 2012 @ 4:38 pm
legal me ajudou a estudar
dani said,
24,março 2012 @ 4:50 pm
muitissio obrigado luz e vida
sara said,
5,junho 2012 @ 12:57 pm
podia ter situaçoes problema com m.m.c e m.d.c
Bianca said,
26,julho 2012 @ 10:15 pm
amei
Sabrina Poul Pereira said,
29,agosto 2012 @ 5:40 pm
adorei esses problemas
www.projo.com.br said,
27,outubro 2012 @ 7:39 pm
Obrigada pelos exemplos,para mim são muitos valiosos .Beijos
www.projo.com.br said,
27,outubro 2012 @ 7:41 pm
Obrigada pelos exemplos,para mim são muito valiosos .Beijos