Situações-problema

Quem já não se deparou com uma confusão mental na hora do pagamento das compras no caixa?

Os alunos de EJA aprendem as operações matemáticas contextualizadas em situações-problemas, muitos não gostam, pois acham mais fácil os tradicionais exercícios de arme e efetue, o que não fazem o aluno pensar…

Alguns professores, também, acham cômodo encherem a lousa ou cadernos com operações matemáticas para preencherem fichas burocráticas ou realizarem outras atividades, deixando o aluno sem orientação.

Como educadores devemos pensar na melhor forma do aluno aprender a pensar, saber argumentar e interpretar. Situações-problema fazem os alunos, que já sabem calcular operações matemáticas ou não, interpretarem as situações, analisar e pensar na melhor forma de resolver a questão estabelecida.

Muitas pessoas têm problemas com o troco, os centavos e o maior problema é na interpretação da situação.

É por essa razão que, na educação de jovens e adultos, somos orientadas para trabalhar somente com simulações de situações reais que os alunos apreendam a pensar na operação e melhor forma de resolver a situação-problema.

Exemplo:

Ganhei de presente R$50,00 para gastar em utensílios para o lar. Ao chegar na loja, me deparei com uma promoção de 6 copos por R$36,00 e aproveitei para comprar uma jarra de suco por R$12,00.

a) Quanto gastei na compra total?

b) Quanto custou cada copo?

c) Eu recebi troco, quanto?

Outra situação é:

Fui ao mercado e comprei: frutas: R$5,00, verduras: R$6,25, arroz: R$4,75, feijão: R$5,89, refrigerantes: R$6,90 e chicletes: R$5,30. Ao passar no caixa a cliente só tinha R$30,00 e teve que retirar um produto que considerava supérfulo.

A) Quanto é o total da compra?

B) Qual produto a cliente tirou?

C) Ao tirar o produto considerado supérfulo, qual é o total da compra?

D) Sobrará troco para a cliente? Se, sim, quanto a cliente levará de troco?

E) Quanto faltou para a cliente levar todos os produtos que escolhera?

Muitas dificuldades aparecem atividades como essas. Os alunos não entendem quais operações realizam… Basta o aluno imaginar a situação!

Outra dica é trabalhar com o dinheiro de mentira: simular a compra na sala de aula é um excelente método prático que facilita a compreensão do aluno.

A metacognição é uma prática educacional ótima para o aluno desenvolver a capacidade de expressão e fazer com que o educador entenda o processo de pensamento de cada aluno.

Na correção de situações-problemas é importante que ocorra este tipo de avaliação: Metacognição. Algum aluno que ainda não entendeu, poderá entender com a ajuda do colega.

Armar e efetuar é importante para a prática e conhecimento da técnica das operações, mas restringir somente à isso torna o aluno mecanizado e, ao se deparar com uma situação real não terá a habilidade de resolvê-la.

Clique na figura e leia a pesquisa sobre: “NUMERAMENTO, METACOGNIÇÃO E APRENDIZAGEM MATEMÁTICA DE JOVENS E ADULTOS” de Maria Elena Roman de Oliveira Toledo, Doutoranda daFaculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

Luciana Raspa.

22 Respostas so far »

  1. 1

    iran said,

    muito bom mesmo!no caso acima o protudo que consideraria superfluo seria o chiclete por que seja caro em relação ao arroz que é mais barato de todos!!!
    abraços!!!

  2. 2

    Bruna said,

    Essa dica é d+ assim agente fica espessifico nas situações problemas!!! Abraço:)

  3. 3

    ERlane said,

    adorei estas dicas de atividades envolvendo situações-problema, pois trabalho com turma de eja e o intusiasmo deles em resolver situaçoes como estas é grandioso!

  4. 4

    Thadia said,

    ruimmmmm

  5. 5

    Ketilyn Safira said,

    Nossa!
    Eu adorei essas dicas!
    Continue dando!
    Adorei!
    Bejos =*

  6. 6

    Claudia said,

    Podia ter situaçoes problemas com M.M.C

  7. 7

    gostei d + são excelentes as respostas facilitou bastante. BJS

  8. 8

    Jéeh said,

    Adoorei :]

  9. 9

    Wellton said,

    Achei o materia desse blog muito interessante para mim que sou educador. Muito obrigado por divulgar um artigo tão interessante!!!!!

  10. 10

    Vanda said,

    Meninas, adorei as atividades…desde a graduação luto para que as atividades matemáticas passem a ser significativas ao educando. Vou usar o texto no teste de meus alunos, pois todos os trabalhos que realizo tem um texto motivadore depois as questões matemáticas relacionadas com este. No momento estou trab. com calculo mental e estimativa e o trab. publicado neste blog é excelente para este momento.
    OBS:Vou utilizá-lo com as devidas referencias.
    Parabéns!

  11. 11

    luzia said,

    ameeeeeeei mas ja sabia éssa mas obrigado!!!!

  12. 12

    Sara said,

    Gostei muito do material.Peço que continuem postando situações-problema desafiadoras.É dificil encontar em livros didáticos. Valeu!

  13. 13

    Hosana said,

    gostei desses exemplo

  14. 14

    isabella said,

    esse site é muito bom!!!

  15. 15

    cristina said,

    muito bom .

  16. 16

    dani said,

    legal me ajudou a estudar

  17. 17

    dani said,

    muitissio obrigado luz e vida

  18. 18

    sara said,

    podia ter situaçoes problema com m.m.c e m.d.c

  19. 20

    Sabrina Poul Pereira said,

    adorei esses problemas

  20. 21

    www.projo.com.br said,

    Obrigada pelos exemplos,para mim são muitos valiosos .Beijos

  21. 22

    www.projo.com.br said,

    Obrigada pelos exemplos,para mim são muito valiosos .Beijos


Comment RSS · TrackBack URI

Deixar mensagem para luzia Cancelar resposta