LUZ E VIDA

Atualmente, no Brasil, os analfabetos correspondem á dezesseis milhões de pessoas. Quando falamos em analfabetos funcionais o número aumenta para 33 milhões.

Esses números são absurdos, mas caracterizam o cenário educacional da população brasileira.

Muitos projetos estão sendo criados na intenção de transformar a realidade destes jovens e adultos, contribuindo para que sejam incluídos na sociedade letrada.

Nós fazemos parte de um detes projetos, e estamos criando este blog para socializar momentos de aprendizagens e eventos, em grupo ou individuais, ocorridos nas salas de aula do CAAM (Centro de Alfabetização de Jovens e Adultos da Universidade São Judas Tadeu), no qual trabalhamos. Queremos trocar experiências e informações sobre o combate ao analfabetismo no Brasil e no mundo, compartilhar atividades pedagógicas realizadas em salas de aula, ou fora delas, discutir problemas enfrentados pelos educadores e educandos desta modalidade de ensino, enfim, tudo que ofereça possibilidade de aprimoramento no nosso trabalho.

O projeto de extensão, que participamos, foi criado pelo Professor Alberto Mesquita e teve início entre 1991 e 1993 como um curso supletivo, equivalente aos quatro primeiros anos do Ensino Fundamental com o objetivo de melhorar o nível de escolaridade de alguns funcionários dos serviços gerais da Universidade, contribuindo assim com o seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Os professores do curso de alfabetização são alunos do curso de Pedagogia ou Licenciatura da Universidade.

Mais do que um Centro de Alfabetização o CAAM é um local onde professores e alunos, constroem conhecimentos essenciais para a vida pessoal e comunitária.

Luz e vida permeiam as salas de aula do CAAM!!!!!

Nossos alunos declararam que ser analfabeto é como viver na escuridão e, nós professores, com a nossa prática, estamos contribuindo para que eles saiam desta escuridão, proporcionando uma melhor qualidade de vida. Por essa razão a escolha do título do blog: “LUZ E VIDA” .

Convidamos á todos, amantes da educação, esperançosos e ansiosos por transformações que contribuam da maneira que puderem ou desejarem para a construção deste blog.

Ana Granado e Luciana Raspa

Anúncios

8 Respostas so far »

  1. 1

    gilberto said,

    Admiro a convicção e o amor pelo trabalho que vocês têm. Hoje em dia é difícil achar pessoas com competência, compaixão,dedicação entre outras qualidades das quais consigo enxergar em vocês. Ainda tão jovens e já envolvidas num bem comum envolvendo uma grande porcentagem da população, vocês são especiais e, nunca deixem que ninguém diga o contrário e desanima ou venha tentar se impor no trabalho de vocês. Desejo-lhes toda a sorte do mundo e que Deus as acompanhe nessa jornada. Estão de parabéns as duas moças, continuem assim sempre.

  2. 2

    anaeluciana said,

    os dia mãe e muito respesial toda mãe precisa de um carinho e um abraso de um filho os dia mãe não precisa da um presente bom tem que da um abraso forte e um beijo.
    Tem aquelas crianças que não tem uma mãe para da um abraso e um beijo.
    Eu tenho muito rosgunho de tem uma.
    A minha mãe e uma mãesona para mim e tambem para meus suprinhos.
    giuliano martes

  3. 3

    Luciana Bianchi Furtado Mariusso said,

    Boa noite, li o trabalho de vocês e quero parabenizá-los por isso. Gostaria de informações sobre o que devo fazer para conseguir trabalhar na educação de Jovens e adultos, sou formada em Pedagogia e meu sonho é dar aulas em projetos sociais como esse. Por favor me orientem sobre esse ramo, agradeço desde já a atenção. Obrigada

  4. 4

    anaeluciana said,

    Oi Luciana,

    Agradecemos o seu comentário e a sua parabenização pelo nosso trabalho! Nos dedicamos para proporcionar aos alunos um aprendizado significativo e além disso somos amigos e confidentes!

    Você deve ter visto no Blog Luz e Vida https://anaeluciana.wordpress.com/luz-e-vida-2/ que somos alunas do curso de Pedagogia e o Projeto de extensão do CAAM proporciona aos alunos do curso uma vivência prática.

    Unimos a teoria de sala de aula com a prática. Os nossos alunos nos ensinam a trabalhar de forma mais humana, com isso aprendemos juntos!

    Não sei indicar um projeto igual a esse para você trabalhar e realizar o seu sonho… mas se é esse o caminho que você deseja seguir, vá em frente! Saiba que são muitos obstáculos para serem alcançados e passados, muitas pessoas irão desmotivar você ou mesmo nem terá motivação, mas no final você terá o mais legal: a gratificação dos alunos!

    Ganhar amigos, transformar a vida de pessoas, ganhar um sorriso pela descoberta de um significado, tudo isso nos faz entender o real sentido de viver!

    Esteja convidada para assistir a uma aula do CAAM! E, quando quiser entre no nosso blog e comente o nosso trabalho, são pessoas como você que nos orientam para o crescimento!

    Participe da nossa enquete do blog: https://anaeluciana.wordpress.com/2007/08/13/educacao-do-seculo-xxi/ ! Gostaríamos muito da sua opinião como pedagoga!!

    Abraço!

  5. 5

    MISAEL RIBEIRO DE OLIVEIRA said,

    Na minha opinião achei muito construtivo essa entrevista de sua pessoa para o programa Educação Agora. Porque mostra que os professores ou os futuros educadores terão que se encaixarem na nova realidade da educação. Que é uma formação contínua, uma avaliação formativa e uma reflexão da prática educacional da realidade do educando. Para podermos no futuro não enchergamos o que ainda estão diante de nossos olhos, que aquele professor que não reflete em sí, que não sabe o que é uma verdadeira avaliação, e aquele professor ignorante, ou seja, desconhecido das novas tendências e perspectivas da nova educação.

    Misael R.A 200307261 (Terça-feira)

  6. 6

    Marcia C. Correa said,

    É louvável a atitude de vocês !

    A alfabetização é necessária para a verdadeira inclusão do indivíduo na sociedade.

    O educador é sempre um apaixonado por ter a oportunidade de clarear a vida de pessoas.

    Educar é proporcionar LUZ e VIDA !

    Parabéns meninas !

    Marcia RA 200200496 (terça-feira)

  7. 7

    ariston apoliano said,

    Preciso de maiores informações de como usar os blogs na educação,ouseja,como
    usar essa ferramenta no processo ensino aprendizagem.

  8. 8

    mariana said,

    ooooiiieee pessoal pq nao me ajudaram? no trabalho?mas ainda da tempo mas só até amanha!!!!1 beijos parabens pelo suscesso do BLOGSS


Comment RSS · TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: