EU Vi, LI, OUVI, PARTICIPEI E RECOMENDO!

Nesta página daremos dicas de filmes, músicas, sites,exposições, palestras, livros, enfim, tudo que vivenciarmos e for interessante para nossa formação.

Esperamos também receber dicas daqueles que gostam de compartilhar suas experiências e enrriquecer seus conhecimentos.

 

Férias!!

É tempo de férias! Têm coisa melhor do que ficar em casa sem se preocupar com o relógio, sem compromisso algum.  E, nos dias de chuva aproveitar para ver um bom filme?

Por falar em filmes aqui uma dica bem legal. Se você ainda não viu, o filme “Vem Dançar”, com Antonio Banderas, veja. Vale a pena. É sobre um professor de dança de salão que tenta mudar a cabeça de muitos alunos delinquentes por meio da dança.

O Corpo Humano

Se você não viu, corra para ver!

A exposição: O corpo Humano, está com os dias contados.

Nós fomos e ficamos impressionadas com o que vimos. Os corpos da exposição são de pessoas reais, doados por familiares.  Tanto os corpos quanto órgãos estão preservados a partir da técnica da polimerização, uma espécie de plastificação da matéria em que os tecidos são esvaziados de água e preenchidos com borracha líquida de silicone.

Além de uma verdadeira aula de anatomia, podemos perceber nitidamente a estrutura de órgãos que sofreram alterações devido a doenças como: acidente vascular, enfarto do miocárdio, cancêr, entre outras.

Também é possível perceber os danos causados pelo cigarro aos pulmões de um fumante, o que poderá levá-lo á refletir sobre seu ato, despertando o desejo de parar de fumar.  A exposição ficárá até o dia vinte nove de maio, na OCA, no Parque do Ibirapuera.

Vá visitar e reflita sobre seus atos sobre, seu corpo!

Fetos conservados mostra as fases do desenvolvimento embrionário

 

Sala de Educadores

reuniao1

Está acontecendo no SENAC da Penha um encontro de educadores, muito interessante.  A cada mês é discutido um tema voltado para a educação, com a participação de um profissional da área, educadores e simpatizantes.

Nós (Ana e Luciana) já participamos de dois encontros e aproveitamos tudo que ouvimos e discutimos. No dia vinte e seis de maio, ás oito e trinta acontecerá o terceiro encontro, cujo tema será sobre:

As novas tendências do mercado de trabalho para o educador.

A participação é gratuita. Faça a sua inscrição e participe!

Nós garantimos!

Avaliação em três atos

Léa Depresbiteris

Se você é um educador  reflexivo, preocupado com a sua prática pedagógica e métodos de avaliar não pode deixar de ler este livro. Nele a autora,  de maneira criativa , discute preconceitos,  e aborda conceitos de diversos teóricos estudiosos da avaliação, utilizando histórias muitas vezes vivenciadas no cotidiano escolar. A leitura se faz em três atos. No primeiro ato é simulado um julgamento, em que a ré é a avaliação. Na verdade trata-se de uma avaliação da avaliação. No  segundo ato  são discutidos os conceitos mínimos que o educador precisa saber para efetuar uma boa avaliação, e no terceiro ato a autora fala da avaliação numa abordagem construtivista. Nele a autora,  de maneira criativa , discute preconceitos,  e aborda conceitos de diversos teóricos estudiosos da avaliação, utilizando histórias muitas vezes vivenciadas no cotidiano escolar.

A leitura se faz em três atos. No primeiro ato é simulado um julgamento, em que a ré é a avaliação. Na verdade trata-se de uma avaliação da avaliação. No  segundo ato  são discutidos os conceitos mínimos que o educador precisa saber para efetuar uma boa avaliação, e no terceiro ato a autora fala da avaliação numa abordagem construtivista.

DEZ ANOS DE AUSÊNCIA / PRESENÇA DE

PAULO FREIRE

No dia 29 de maio tivemos o privilégio de participar de um evento em homenagem  á memoria de Paulo Freire, um dos maiores educadores do século XX.

O evento foi realizado pela PUC (Pontifícia Universidade Católica). Durante o dia houve palestras, depoimentos, vídeos e atividades culturais com a presença do professor Mário Sérgio Cortella , do Padre Júlio Lancelotti,  Ana Maria Saul, Antônio Chizzotte, Professor saudoso Gouvêa, entre outros , além da exposição, no saguão, de todas as  suas obras, e do lançamento do livro: Paulo Freire: uma história de vida, de Ana Maria Freire. 

Foi uma experiência inesquecível!  

Para saber mais sobre o evento entre no site clicando na imagem de Paulo Freire abaixo:

clique nas suas imagens abaixo para saber mais sobre este homem, cuja as obras deixaram marcas que o tempo jamais vai apagar.

Biografia: Paulo Reglus Neves Freire

Por Daniel Orey, José Pedro Machado e Rogério Ferreira:

 

  

 

 

 

 

Museu da Língua Portuguesa

O primeiro Museu dedicado à língua do mundo!

Nós visitamos e pretendemos voltar!!

Não deixem de visitar esse marco cultural da cidade de São Paulo!

O vídeo mostra um pouco do que você verá no Museu da Língua Portuguesa localizado na Estação da Luz.

Dicas de leitura para  alfabetizadores

Olá pessoal segue aqui algumas dicas literárias que não podem faltar na biblioteca pessoal daqueles que querem  Alfabetizar formando leitores e cidadãos criticos.

Maria da Graça Azenha – Construtivismo – de Piaget a Emilia Ferreiro.

Propõe-se á iniciar o leitor nos conhecimentos básicos do construtivismo Piagetiano, que explica as transformações qualitativas que aparecem no percurso do desenvolvimento intelectual do individuo. Apresenta pesquisa sobre a origem das noções de escrita e da leitura da criança e aborda as implicaçoes pedagógicas desta investigação.

Marlene Carvalho: revisitando as metodologias de alfabetização : professores falam sobre sua prática.  

Analiza a maneira pela qual as alfabetizadoras reinterpretam os metodos clássicos dealfabetização, criando sínteses e fusões de natureza didática. reinventadas no dia-a-dia.Afirma que as vozes de professoras estão pouco presemtes na produção acadêmica e propõe que a universidade abra espaço abra investigação sobre os saberes produzidos na prática docente.

Emilia Ferreiro – Reflexões sobre Alfabetização.

Uma das mais divulgadas obras da autora  no Brasil. Apresenta idéias das crianças sobre o sistema da escrita, entendida como sistema de representação (e não como um código de representação de sons em letras) e discute as concepções sobre a  lingua que informam a pratica dos professores. Oferece exemplos de produções escritas de crianças e aborda implicações pedagógicas de suas descobertas de pesquisas.

Ana Teberosky – Psicogênese da língua escrita.

Texto básico para compreender os pressupostos teóricos da psicogenêse da língua escrita. defende a pertinência da teoria de Piaget para explicar os processos de aquisição da leitura e da escrita.

Celestim Freinet –

O texto livre

A produção do texto livre apaixona e transforma a atmofesra da sala de aula. oa alunos aprendem a escrever escrevendo, imprimindo seus textos e socializando-os.

O método natural I

Apresenta as bases teóricas e os aspectos práticos do método natural Freinet de aprendizagem da língua materna através da construção de textos pelos alunos.

O método natural III

Propõe um método natural da aprendizagem da língua escrita, baseado na expressão livre.

Paulo Freire –  Ação cultural para a liberdade e outros escitos .

O processo de alfabetização visto como instrumentos para a libertação social e politica do povo oprimido.

Maria de Fatima Cardoso – e Maria das Graças de Castro Sena.

Discute as  causas do sucesso e do fracasso no processo de alfabetização. mudanças nas maneiras de lidar com os alunos populares poderiam determinar resultados melhores do que os que são atualmente alcançados.

 

 

 Dica de leitura:
Se você é alfabetizadora e quer aperfeiçoar as suas experiências teóricas e práticas dentro da sua sala de aula não perca tempo fazendo cursos! Eu estou lendo com muito cuidado duas edições fantásticas da revista educação: Guia da alfabetização N0 1  e No 2.
A No 1 mostra os caminhos para ensinar a língua escrita: os principais temas relativos à alfabetização, ilustrados com exemplos práticos para facilitar o entendimento dos processos da criança. E o No2 trata a escrita e leitura: como tornar o ensino significativo.
Você alfabetizadora vai adorar e aprender muito com as duas edições que facitam o nosso trabalho e focam nas principais dúvidas que temos em sala de aula que muitos cursos e faculdades não aprensentam para nós.
As edições falam sobre vários assuntos curiosos e que encontramos em sala de aula diariamente como: letras espelhadas, relações entre letra-som, caligrafia, dicas de livros e quais são para cada nível durante a alfabetização, o ensino da símbolos matemáticos e letramento, livros de suporte, a cartilha, métodos de ensino da alfabetização (silábico, fônico, global e eclético), a importância do alfabeto em sala de aula, entre outros assuntos.
Não deixem de adquirir os dois exemplares!
Clique na página e acesse o site da revista da educação:

10 Respostas so far »

  1. 1

    Paula said,

    Profªs Ana e Luciana, pedi p/ minha irmã entrar aqui no sitemas não encontramos as fotos, me ensine como devo fazer por favor.

    Obrigada

    Beijos

  2. 2

    Prof. dineia Hypolitto said,

    Caras professoras Ana e Luciana darei algumas sugestões de filmes que envolvem relação aluno professor, Escolas conservadoras,professor reflexivo ,avaliação,etc.Eu assisti juntamente com os alunos da Licenciatura . Vale a pena conferir-1) A voz do coração;2)O sorriso de Monalisa;3)Mentes Perigosas;4)Sociedade dos Poetas Mortos;5)Pink Floyd- The Wall;Coach Carter- um treino para a vida.Vale a pena conferir. BOM FERIADO .ABRAÇOS . Professora Dinéia hypolitto

  3. 3

    anaeluciana said,

    professora Dinéia. Obrigada pelas dicas. Certamente serão muito utéis para aprimorar nossos conhecimentos. Espero que continuemos a trocar experiências, pois o processo de ensino e aprendizagem vai muito além do que vivenciamos em sala de aula. um abraço

  4. 4

    Alexandre said,

    legal as dicas, queria ter visto a exposição do corpo humano, ma acho que já acabou…ai vai uma dica de um filme que tem a ver com alunos e professores e ainda aborda o tema racial: Duelo de Titãs, que tem como ator principal o Denzel Washington !!!!!
    Um Beijão !!!!

  5. 5

    anaeluciana said,

    Professora Dinéia,
    Já colocamos os vídeos que você indicou no nosso vodpod, a pessoa pode clicar no vídeo e assistí-lo… obrigada pela indicação!

  6. 6

    prof.Dinéia Hypolitto said,

    Olá professoras Luciana e Ana, após um longo período de férias ,cá estou novamente para uma sugestão de filme muito interessante para os educadores. Filme- PRO DIA NASCER FELIZ- Documentário sobre as diferentes situações que adolescentes de 14 a 17 anos , ricos e pobres, enfrentam dentro da escola:preconceito,violência e a esperança também. Retrata a vida do adolescente no Brasil em seis escolas públicas da periferia de São paulo, Rio de janeiro e Pernambuco, e também de dois renomados colégios particulares, um de São paulo e outro do Rio.Abraços Prof. Dineia hypolitto

  7. 7

    prof.Dinéia Hypolitto said,

    Caras professoras Luciana e Ana eu recomendo para os alunos e professores do CAAM na reposição do próximo dia letivo ,visitar o JARDIM BOTÂNICO DE SÃO PAULO. É uma bonita área verde dentro desta poluída cidade.É passeio para o dia inteiro.O local é para caminhar e apreciar a natureza.Pode-se caminhar pelos bosques vigiados,deitar na grama para curtir uma preguiça, sentir a serenidade do lago das ninféias e do jardim do Lineu, e ainda conhecer as nascentes do Riacho do Ipiranga. . Local- AV. Miguel Estéfano,3687, zona sul, fone (11) 5073-6300,ramal 229, com estacionamento. De quarta a domingo, das 9 ás 17h. Grátis para menores de dez e maiores de 65 anos, para os demais, R$4,00. Há monitoria para grupos e o agendamento deve ocorrer 15 dias antes. Vale a pena conferir! Abraços Prof. Dinéia hypolitto

  8. 8

    Leonor dors reis said,

    eu não gosto de filme porque eu não entendo nada de filme.

  9. 9

    prof Dinéia Hypolitto said,

    Caras professoras Luciana e Ana eu li SENTIPENSAR- Fundamentos e estratégias para reencantar a educação – Editora VOZES, 2004, e recomendo á todos os educadores , professores de todos os níveis de ensino, educadores sociais, e em especial, aqueles que trabalham com educação inclusiva,educação emocional, ambiental,etc. SENTIPENSAR é um neologismo criado pelos autores do livro-Maria Cândida Moraes( Doutora em educação pela PUC/SP) e Saturnino de La Torre( Catedrático de Didática e Inovação da Universidade de Barcelona ).Sentipensar indica “o processo mediante o qual colocamos para trabalhar conjuntamente o pensamento e o sentimento…, é a fusão de duas formas de interpretar a realidade, a partir da reflexão e do impacto emocional, até convergir num mesmo ato de conhecimento a ação de sentir e pensar ” (Torre,2001,p. 1)Vale a pena conferir ! abraços Professora Dinéia Hypolitto – CAAM- Universidade São Jidas tadeu.

  10. 10

    prof. Dinéia Hypolitto said,

    Olá professoras Luciana e Ana aqui vai mais uma sugestão de leitura para a área da Educação-RESILIÊNCIA E EDUCAÇÂO- José Tavares (org )- editora Cortez .O Professor Doutor José Tavares é da Universidade de Aveiro,Portugal.Ele explica que na sociedade atual, extremamente dura e ameaçadora, faz-se necessário que as pessoas desenvolvam ” defesas psicológicas e culturais que, hoje, vão sendo designadas , de uma forma geral, como formas de resiliência.”Para melhor compreensão deste conceito sugiro a leitura do referido livro. Abraços . prof. Dinéia Hypolitto


Comment RSS · TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: