Balas e chicletes, amigões da cárie

 São Paulo,22 de Outubro de 2007

Nome Mário Abrileri

Registro Pessoal:

As balas,os chicletes e outros doces no geral provocam a cárie no dente.

Esses alimentos são os carcinogênicos.

Eles causam cárie porque seu açúcar deixa a boca ácida o que facilita a ação das bactérias.

É preciso controlar a alimentação com os doces  para evitar  as  cáries.

O consumo de frutas ,vegetais e  alimentos duros são mais fáceis de sair dos dentes.

As mães precisam tomar cuidado com os  filhos com esses tipos de doces.

Para não ter cárie tem que escovar os dentes sempre após cada  refeição.

Balas e chicletes, amigões da cárie

Alimentos cariogênicos são aqueles que ajudam a  provocar  a cárie dentária, doença causada pela combinação entre bactérias e alimentação que destrói o dente. Portanto,  controlar a alimentação é fundamental para  evitar  o  aparecimento de cáries!

Estudos confirmam que o maior causador de cáries é o consumo de açúcar, pois  ele deixa a boca ácida facilitando a ação das bactérias.

O açúcar que aparece com maior freqüência na  alimentação é a sacarose açúcar de mesa, presente nas balas  e chicletes, sem dúvida um dos maiores  inimigos dos dentes saudáveis.

As crianças devem ter cuidado, também, com bolos, geléias, refrigerantes e alguns produtos industrializados como catchup e sucrilhos, além dos ingredientes presentes  no alimento outros fatores como solubilidade e a adesividade (quanto tempo  leva para serem removidos). Os efeitos  causados na boca são decisivos para o aparecimento da cárie. A remoção lenta dos restos alimentares da boca aumenta o risco de cárie, bem como a consistência pegajosa.

Por exemplo, frutas e vegetais frescos são eliminados em 5 minutos, já no caso dos doces a remoção pode ser de até 40 minutos.

Evite: leite com achocolatado, iogurte de frutas; Doces como :balas, chicletes, confeitos, chocolates, conservas de frutas, frutas secas, frutas cristalizadas, geléias, carnes com  temperos adocicados, cremes e  molhos, refrigerantes e sucos artifciais. Os alimentos duros exigem maior  mastigação, o que estimula produção de saliva, importante para a remoção dos restos alimentares.

Mel ou açúcar? 

Experiências com dietas contendo mel ou açúcar provocam cáries e, em  alguns casos, o mel provoca mais cáries que o açúcar.

Prefira leite puro, iogurte natural, todas as frutas frescas in natura, carnes grelhadas e sem molhos ou temperos industrializados. Água mineral e sucos naturais sem açúcar.

Recado ás mães: nunca passe açúcar ou mel na chupeta de seu filho Lembre se:para não ter cárie é necessário escovar os dentes após cada refeição.Se chupar balas ou chicletes, diminua o consumo de açúcar. Visite o dentista regularmente.

industrializados com catchup e sucrilhos  Além dos ingredientes presentes  no alimento,outros fatores  como solubilidade e a adesividade{quanto tempo leva para serem removidos os efeitos causados na boca] são decisivos para o aparecimento da cárie. Remoção lenta dos restos alimentares da boca aumenta o risco de cárie bem como a consistência pegajosa [gruda facilmente] dos alimentos. Por exemplo, frutas e vegetais frescos são eliminados em 5 minutos, já nos conumo de doces a remoção pode ser de Até  40 minutos. Evite leite com achocolatado,iogurte de frutas Doces: balas chicletes confeitos chocolates, conservas de frutas, frutas secas, frutas cristalizadas, geléias carnes com temperos adociados,cremes e molhos Refrigerantes e sucos artifcias Alimentos duros exigem maior mastigação ,o que estimula a produção de saliva ,importante para a remoção dos restos alimentares. mel ou açúcar?  Experiências com dietas contendo mel ou açúcar provocam cáries e, em alguns casos ,o mel provoca mais ´cáries que o açúcar, possivelmente por tomar  prefira leite puro, iogurte natural  Todas as  frutas  frescas [in natural]  carnes grelhadas e sem molhos ou tempros industrializados Água mineral e sucos naturais sem açúcar a alimentação mais viscosa e,portanto mais aderente aos dentes.

Recado ás mães: nunca passe açúcar ou mel na chupeta de seu filho. Lembre se: para não ter cárie é necessário escovar os dentes após cada refeição.

Se chupar balas ou chicletes, diminua o consumo de açúcar.

Visite o dentista regularmente.

Anúncios

10 Respostas so far »

  1. 1

    Regina said,

    Gostei das informaçãoes sobre as cáries, os meus alunos gostam muito de balas e pirulitos, vou imprimir e comentar com eles.

  2. 2

    moskito said,

    kralhow q phoda essa matéria sobre os açúcares

  3. 3

    Evany said,

    As balas,os chicletes e outros doces no geral provocam a cárie no dente são CAROGÊNICOS (causam cárie) e não carcinogênico (causam câncer)!!!

  4. 4

    ana martini da silva ferreira said,

    eu axo q naum devemos chupar chiclete pq eu ouvir falar uma hisótoria q os pedaçinhos q mastigamos irão p/ nossa barriga e vai pro estomago e vira um bolo de chiclete…………..!!!!!!!!!!!!!!!!

  5. 5

    Catarina said,

    Ñ sabia que o mel fazia tão mal ou ainda mais que o açucar. Valeu pela matéria! Obrigada =)

  6. 6

    fernando carvalho said,

    Há um equívoco, o mel previne cárie em vez de causá-la. A cárie é uma doença “sacarose dependente”. Mais informações no meu livro Áçúcar, da editora Alaúde.

  7. 7

    juliocesar said,

    a carie tras dor nos ouvidos

  8. 8

    eninháh said,

    Nossá!bala é bom…
    Mar dáh dor de dentêr….
    Tenho uma amiga q teve q estrair todos o dentes…
    Todos eles estavam xeios de caris nem tinha mais jaito pra eles…
    Tadinha!
    ficou banguela a coitadinháh..^^

  9. 9

    eninháh said,

    Vou ter mais cuidado agora…

  10. 10

    edilaine said,

    eu vou ter mais cuidado agora
    vou paarar de comprar balaa td dia ii chiclete tbm


Comment RSS · TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: