Atividade de Pesquisa

Muitas atividades foram publicadas com o título: atividade de pesquisa.

Para os leitores entenderem melhor e copiarem nas escolas uma atividade que deu certo explicarei os objetivos, habilidades e o que aconteceu antes, durante e depois de algum tempo do projeto.

Esse projeto foi idealizado para solucionar problemas de leitura, desenvolver no aluno o hábito pela leitura, interpretação de texto, análise crítica, argumentação oral e escrita a respeito da notícia pesquisada.

Habilidades: Leitura, interpretação, produção de registro pessoal, expressão oral e escrita, análise crítica, ortografia e pontuação.

O aluno deve pesquisar um assunto ou acontecimento que faça parte de sua realidade, assim, seu nível de compreensão será mais fácil.

É proíbido pesquisar sobre novelas, futebol ou violência exagerada. (Já que são assuntos desgastantes e não acrescentam na aprendizagem)

O formato da pesquisa deve apresentar: Título da pesquisa; Fonte (onde encontrou a pesquisa); Data da publicação; nome do autor; resumo da pesquisa e registro pessoal (a sua opinião).

O aluno deverá seguir as etapas, principalmente, escrever a sua opinião sobre o assunto. Além disso, a socilização comprovará o nível de interpretação em relação ao texto, ou melhor, o aluno terá que apresentar a sua pesquisa aos colegas e explicar o acontecimento dando a opinião à respeito.

Os colegas ouvintes terão que prestar atenção na apresentação e ao final apresentarão um registro sobre a notícia apresentada.

Depois de quase 2 semestres o projeto foi aceito pela maioria dos alunos, mas ao apresentar a proposta a resistência foi grande, já que seria uma atividade para casa (pesquisa). Os alunos reclamavam que não tinham tempo para procurar.

A maioria dos alunos não possuem o hábito pela leitura e, por isso, tinham dificuldades para compreenderem a importância da atividade, já que pensavam que os professores tinham que fornecer os conteúdos.

Escrever um registro pessoal, também foi uma dificuldade, já que os alunos tem o costume de copiar o que leram sem o esforço de entenderem o que compiam.

A socialização foi um desafio para professor e alunos, já que os alunos queriam ler suas notícias.

A evolução é nítida na maioria dos alunos que aprenderam a importância da leitura, principalmente em relação as notícias atuais. Todos nós precisamos saber as notícias e fatos da sociedade brasileira e mundial, do contrário seremos excluídos.

Felizmente, os alunos perceberam a importância da atividade e desenvolveram o nível de interpretação oral e escrita, além de saberem sobre assuntos importantes e relevantes discutidos nos principais jornais e noticiários brasileiros e mundial como: aquecimento global, poluição, desperdício da água, dengue, doenças, educação, política, entre outros.

Foi desafiador e gratificante fazer parte desse projeto que ajudou muitos alunos nas dificuldades, hoje, praticamente superadas.

Veja a seguir alguns depoimentos dos alunos que participaram do projeto de pesquisa:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: