Projeto do Livro: Josué e Anita

Durante os anos que trabalhamos com Educação de Jovens e Adultos, nos foi possível constatar que, a maioria dos alunos, seja por motivos emocionais, físicos ou sociais encontram dificuldades na aprendizagem: memorização, assimilação e compreensão dos conteúdos aplicados em sala de aula. Diante deste fato, e tomando por base as teorias dos grandes educadores como Paulo Freire e Celestin Freinet, desenvolvemos este projeto de alfabetização, cujo objetivo é oferecer elementos facilitadores no processo de ensino e aprendizagem dos alunos.

O projeto possui como método de alfabetização uma adaptação do método do conto, ou historieta. O método do conto foi usado no final do século XIX por educadores americanos, conhecedores do interesse das pessoas pelas narrativas e com a capacidade para memorizar rapidamente as histórias ouvidas.

Neste método, com a orientação dos professores, os alunos criavam um texto para relatar um fato interessante ou para contar uma história. Geralmente, o professor usa as figuras para ilustrar as sucessivas frases e, assim, facilitar a memorização dos respectivos significados. A partir deste texto, chegava-se a análise e aprendizagem significativa das frases, das palavras, das sílabas e finalmente das letras.

Parabéns às professoras envolvidas com o projeto e aos alunos que se dedicaram e aprenderam com o método do conto!

Professoras: Elaine Cristina Gallo, Nathália Oliveira Buesa e Ana Correia Granado

Anúncios

3 Respostas so far »

  1. 1

    Nathália Buesa said,

    Olá pessoal!!

    Realizar este projeto em parceria com as professoras Ana e Elaine foi antes de tudo um presente que recebi de Deus. Acredito que nós aprendemos muito mais do que ensinamos. Foi uma experiência, sem dúvida alguma, ímpar em nossas vidas.

    Agradeço aos meus queridos alunos pela oportunidade de fazermos parte de suas vidas e pelos grandes momentos que nos proporcionaram!

    Beijos,
    Profª Nathália.

  2. 2

    prof. Dinéia hypolittoi said,

    Caras Alunas Náthália, Ana e Elaine Parabéns pela dedicação e empenho para com os alunos que participaram do projeto aplicado por vocês. Avante ! Bjs Coordenadora Pedagógica Prof. Dinéia hypolitto CAAM – USJT

  3. 3

    prof. Dinéia hypolittoi said,

    professoras Ana, Elaine e Nathália espero que continuem com este sucesso que obtiveram com a aplicação do projeto realizado com os seus alunos. Compartilhar é preciso. Sucesso chama sucesso. ! Prof. dinéia hypolitto – Coordenadora do CAAM- Universidade São Judas Tadeu


Comment RSS · TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: