Redescobrindo o bairro da Mooca

Aprender a ler e escrever se torna mais fácil quando os textos trazem algum significado para o aluno.   Pesquisar o bairro onde moram , por exemplo, pode ser uma experiência riquíssima para os alunos possibilitando  o aprendizado da escrita, o aprimoramento da leitura e o conhecimento do local onde moram.  No primeiro semestre os alunos do termo II, do primeiro segmento, viveram essa experiência e aprenderam muito com ela.

Em primeiro lugar, foi feita a proposta de estudarmos um bairro de São Paulo.  Os alunos é que iriam sugerir e fazer uma votaçao para escolher o bairro. Como a maioria reside no bairro da Mooca, o mesmo foi escolhido. 

Os alunos fizeram uma pesquisa sobre a história do bairro da Mooca e descobriram coisas interessantes sobre a  cultura e origem de seus moradores.  Depois fizeram o mapeamento do bairro, descobriram as ruas no guia, os postos de saúde, delegacias, hospitais, praças, lojas, pontos culturais. Enfim, tudo que o bairro oferece. Também, discutiram sobre os problemas que os moradores enfrentam no bairro e procuraram encontrar soluções. Por fim, confeccionaram cartazes e fizeram um mural demonstrando tudo que aprenderam.

BOSCHanamaco 027

BOSCHanamaco 026

BOSCHanamaco 025

BOSCHanamaco 024

Embora muitos deles eram residentes há anos no bairro, ainda não o conheciam.  Além de aprenderem a ler e escrever o nome do bairro que moram, o nome das ruas, eles conheceram sua história,os benefícios que podem usufruir, conquistaram autonomia para se locomoverem, e despertaram o interesse para o execício da cidadania ao  procurar encontrar soluções para os problemas existentes.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: