A Língua Portuguesa

Dados da Universidade do Texas, nos Estados Unidos (1995), a Língua Portuguesa é a sexta língua mais falada no mundo. A pesquisa diz que mais de 170 milhões de pessoas espalhadas pelo mundo falam a nossa língua. E, 12 milhões de pessoas utilizam o português como segunda língua.

Enquanto pesquisas na Wikipédia mostram que aproximadamente 230 milhões de pessoas falam o português, alterando a ordem para a quinta língua mais falada no mundo, no ocidente é a terceira língua mais falada.

O português é falado por cerca de 187 milhões de pessoas na América do Sul, 16 milhões de africanos, 12 milhões de europeus, dois milhões na América do Norte e 330 mil na Ásia.

Na América do Sul a língua é falada somente no Brasil, os países: Argentina, Bolívia (além do idiomas Quíchua e Aimará), Paraguai (além do Guarani), PeruUruguai e Venezuela possuem a língua espanholaChile, Colômbia e Equador  possuem o idioma Castelhano ou EspanholSuriname possui o idioma Neerlandês ou holandês; Guiana e Ilhas Malvinas  possuem o Inglês como idioma; além do Francês da Guiana Francesa, território ultramarino da França.

Em 2007, estima-se que cerca de 50,1% dos sul-americanos falem o português, correspondendo a 190.011.861 de pessoas, depois o espanhol, com 189.295.750, o inglês, com 769.065, o neerlandês, com 470.784 e por fim o francês, com 203.320. Portanto, o português é ainda o idioma mais falado na América do Sul.

 Os sete países do mundo que têm o português como a língua oficial são chamados de lusófonos são eles: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe.

Clique no mapa e conheça a Geografia da Língua Portuguesa:

 

 

Como reflexo de povoamentos portugueses, datados do século XVI, o português também é falado em pequenas comunidades como: Zanzibar (na Tanzânia, costa oriental da África); Macau (ex-possessão portuguesa encravada na China); Goa, Diu, Damão (na Índia); Malaca (na Malásia); Timor Leste (na Indonésia) tem, além do português, o idioma tétum como oficial.

No Brasil o total de falantes da Língua Portuguesa é cerca de 191 a 185 milhões de pessoas.

O Brasil é um país monolíngüe, mas o bilingüísmo faz parte da realidade de milhões de brasileiros. Quando os diversos grupos de imigrantes se fixaram no Brasil, a maior parte adotou o português como língua materna a partir da segunda ou terceira gerações.

Enquanto isso, encontramos nas comunidades rurais mais isoladas do Sul do Brasil, parte dos imigrantes que mantém seus idiomas de origem. Nas áreas de colonização alemã no Sul do país se fixaram imigrantes oriundos de diversas partes da Alemanha durante o século XIX. A maior parte desses colonos acabou por adotar o português como língua materna através das gerações, porém ainda existem colônias que ainda falam dialetos de origem alemã.

Na Serra Gaúcha podemos escutar brasileiros falando italiano ou alemão.

O sistema ortográfico adotado atualmente no Brasil é o aprovado pela Academia Brasileira de Letras, na sessão de 12 de agosto de 1943, e simplificado pela Lei nº. 5.765, de 18 de dezembro de 1971.

O nosso alfabeto possui 23 letras, três a menos do que no alfabeto latino (figura abaixo), as quais só podem ser usadas em casos especiais: K, W e Y.

 A escrita da língua Portuguesa têm duas variações: européia e a brasileira. A Brasileira é a variação mais estudada no mundo, além de lida e falada, é reconhecida e aprovada pela Academia Brasileira de Letras.

Clique na imagem e conheça mais sobre a história da Língua Portuguesa no mundo:

No Brasil a Língua Portuguesa chegou com os Portugueses em 1500 e se misturou ao Tupi Guarani e Tupinambá, além de ,aproximadamente, 1500 línguas existentes. Da língua indígena podemos notar algumas palavras até hoje usadas como: Mooca, Tatuapé, Tietê, cutucar entre outras.

Durante a escravidão no século XVI, os escravos, que somavam mais de 100 mil negros, foram trazidos da África para o cultivo da cana de açúcar trouxeram, com eles, a língua Iorubá e o quimbundo angolano que influenciaram a Língua Portuguesa.

Com a chegada dos imigrantes: italianos, japoneses, espanhóis, holandeses e outros a diversidade da língua aumentou. O que observamos é que a Língua Portuguesa é falada em todas as regiões mas, percebemos que determinados objetos possuem sinônimos diversificados dependendo da região brasileira como a mandioca conhecida como: aipi, aipim, aimpim, candinga, castelinha, macamba, macaxeira, macaxera, mandioca-brava, mandioca-doce, mandioca-mansa, maniva, maniveira, moogo, mucamba, pão-da-américa, pão-de-pobre, pau-de-farinha, pau-farinha, tapioca, uaipi, xagala. Em espanhol é chamada usualmente de yuca.

Por causa da diversidade histórica a Língua Portuguesa no Brasil possui muitos dialetos, cada região brasileira têm uma forma especial de falar e se comunicar com a Língua.

Temos os seguintes dialetos: Caipira, Cearense (Ceará) , Baiano (Bahia), Fluminense (Rio de Janeiro)images.jpg , Gaúcho (Rio Grande do Sul), Mineiro (Minas Gerais), Nordestino (o Recife e as cidades do Nordeste brasileiro têm falares próprios) images.jpg, Nortista (estados da região Norte do Brasil como o Amazonas), Paulistano (São Paulo), Sertão (Goiás e Mato Grosso), Sulista (Santa Catarina, Paraná e Curitiba que possui um dialeto próprio principalmente no litoral Catarinense), “Manezinho da Ilha” (Florianópolis).

Os aspectos gramaticais também se modificam entre as regiões brasileiras.

Conheça mais sobre a história e outras curiosidades da Língua Portuguesa clicando na figura:

Acesse também para maiores pesquisas: http://www.plenarinho.gov.br/brasil/Reportagens_publicadas/todas-as-linguas-do-brasil

Se você conhece palavras que se diferenciam entre as regiões brasileiras escrevam para nós e faremos uma comparação cultural!!!

Anúncios

6 Respostas so far »

  1. 1

    Rogério said,

    Cerca de 190 milhões de brasileiros falam a língua brasileira e não chegam nem a 15 milhões o restante somado dos que falam a suposta “língua portuguesa”.

  2. 2

    anaeluciana said,

    Rogério, pesquisamos em vários locais, em alguns com segurança nas informações… mas, agradecemos a sua presença no nosso blog e a sua opinião… Gostaríamos de saber quem é você, se você trabalha como professor, ou pesquisador…
    Apareça mais vezes para nos ajudar nas nossas pesquisas!
    Abraço!

  3. 4

    CARAS COMPANHEIRAS DE DEFESA DA ÚLTIMA FLOR DO LÁCIO, POSSUO UM SITE/BLOG PESSOAL DE LITERATURA E SOU ARDOROSO DEFENSOR DA DIVERSIDADE DO LINGUAJAR POPULAR BRASILEIRO, QUE A MEU VER, SEM O QUAL A GRANDE E NOBRE LÍNGUA DE LUIZ VAZ E DE GREGÓRIO DE MATOS GUERRA (MEU TATATATATATATATATATATATATATATRAVÓ, ACHO) NÃO TERIA ESSA SONORIDADE TÃO PECULIAR E.INDA, COISA QUE ATÉ NUM PÁIS COMO PORTUGAL, MÃE DA LÍNGUA, É BEM COMUM, E VEJAM QUE SE TRATA DE UM PAÍS DE PEQUENAS DIMENSÕES SE COMPARADAS AS NOSSAS. ASSIM SENDO, POSSUO NO SITIO ENLACES PARA OUTROS SITIOS QUE TRATAM DOS DICIONÁRIOS DE REGIONALISMOS E SOTAQUES ESPALHADOS POR ESTE BRASIL AFORA. ÊITA BRASEIRO, BOM, UAI, TCHÊ, ARRE ÉGUA….SRSRSRS

    ATT.
    THELMO MATTOS – POETA E ESCRITOR

  4. 5

    Júlia said,

    Eu sou do Espírito Santo e aqui temos algumas palavrinhas particulares.
    Um exemplo disso é o verbo “pocar”, que é usado no sentido de estourar.
    Ex: A bola “pocou”.
    Também falamos “rock” no sentido de balada, night.
    E aqui nós não ligamos o pisca mas “damos seta”.

    Se você quiser saber mais, pode procurar no orkut pela comunidade “Capixabês”!
    Se souber de expressões de outras regiões do país, me envie ok?

    Adorei o Blog!!
    Beijo
    Júlia

  5. 6

    ROSANA said,

    Eu sou de São Paulo e estou precisando de algumas informações, para completar meu trabalho de Artes.
    Por favor necessito de frases de pára-choque (carros e caminhões), frase de fiado ( frases colocadas em comércios para venda fiado), pregões ( como chamar o cliente, ex: moça bonita não paga más também não leva) e brincadeiras e brinquedos utilizados por crianças da região sul em santa catarina.
    Aguardo resposta e obrigada.


Comment RSS · TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: