PROFESSORES E PROFESSAUROS.

 

  NESTA OBRA CELSO ANTUNES, AO MESMO TEMPO QUE SATIRIZA, FAZ UMA CRÍTICA AO CONSERVADORISMO, QUE IMPEDE UMA EDUCAÇÃO COM GRANDEZA. ELE OFERECE SUGESTÕES PARA A ATUAÇÃO DE PROFESSORES EM SALA DE AULA PARA UMA APRENDIZAGEM CONSCIENTE. ANTUNES QUER DESTACAR COM O LIVRO, QUE, PROFESSAUROS PODEM SE TRANSFORMAR EM PROFESSORES E ESCOLAS SEM RUMO E SEM SENTIDO PODEM SE TRANFORMAR EM INSTITUIÇÓES DE QUALIDADE. NÃO DEIXEM DE LER ESTE LIVRO. É MUITO INTERESSANTE E VAI  AJUDÁ-LO A REFLETIR SOBRE O TIPO DE PROFESSOR QUE VOCÊ ESTÁ DISPOSTO A SER.

SEGUE  ABAIXO ALGUNS COMPORTAMENTOS TÍPICOS DE PROFESSORES E DOS PROFESSAUROS.

QUANDO O ANO LETIVO SE INICIA:

PARA O PROFESSOR, É UMA OPORTUNIDADE DE APRENDER E CRESCER, UM MOMENTO MÁGICO DE REVISÃO CRÍTICA E DECISÕES CORAJOSAS.

PARA O PROFESSAURO, É O ANGUSTIANTE RETORNO Á UMA ROTINA ODIOSA, O ETERNO REPETIR AMANHÃ, TUDO QUANTO DE CERTO E ERRADO SE FEZ ONTEM.

QUANTO AO ACOLHIMENTO DOS ALUNOS:

PARA OS PROFESSORES, A ALEGRIA DE PERCEBÊ-LOS CADA VEZ MAIS SÁBIOS E CURIOSOS. A CERTEZA DE QUE NÃO OS ENSINARÃO E SIM CONTRIBUIRÃO DE UMA FORMA DECISIVA PARA ILUMINAR SUAS INTELIGÊNCIAS E AFIAR SUAS  COMPETÊNCIAS.

PARA PROFESSAUROS, NADA MAIS  DO QUE TER QUE ENCARAR CHATÍSSIMOS CLIENTES, QUE TRANSFORMADOS EM ESPECTADORES PENSARÃO SEMPRE MAIS NA DISCIPLINA QUE NA APRENDIZAGEM, NA VAGABUNDICE QUE NO CRESCIMENTO INTERIOR.

QUANTO AS AULAS QUE IRÃO MINISTRAR.

PARA OS PROFESSORES, UM MOMENTO ESPECIAL PARA PROPOR   NOVAS SITUAÇÕES DE APRENDIZAGENS PESQUISADAS E POR MEIO DELAS PROVOCAR REFLEXÕES, DESPERTAR ARGUMENTAÇÕES, ESTIMULAR COMPETÊNCIAS E HABILIDADES.

PARA OS PROFESSAUROS, NADA ALÉM DA REPETITIVIDADE DE INFORMAÇÕES QUE ESTÃO NOS LIVROS E APOSTILAS ,E A SOLICITAÇÃO DE ESFORÇOS AGUDOS DA MEMÓRIA PARA ACOLHER O QUE SE TRANSMITE, AINDA QUE SEM QUALQUER SIGNIFICAÇÃO E PODER DE CONTEXTUALIZAÇÃO AO MUNDO EM QUE SE VIVE.

QUANTO AOS SABERES QUE SE TRABALHARÁ:

PARA OS PROFESSORES: 

UM VOLUME DE INFORMAÇÕES QUE NECESSITARÁ SER TRANSFORMADAS EM CONHECIMENTO, UMA SÉRIE DE VEÍCULOS PARA QUE COM ELES SE APRENDA  A PENSAR, CRIAR, IMAGINAR E VIVER.

PARA OS PROFESSAUROS:

TRECHOS CANSATIVOS DE PROGRAMAS ESTÁTICOS QUE PRECISAM SER DITOS, AINDA QUE NÃO SE SAIBA POR QUE FAZÊ-LO.

 QUANTO Á VIDA QUE SE VIVE E  OS SONHOS QUE SE ACALANTA:

PARA OS PROFESSORES:

DESAFIOS A SUPERAR, ESPERANÇA A AGUARDAR, CONHECIMENTO PARA CADA VEZ MAIS APRENDER, A FIM DE FAZER DA ARTE DE AMAR O SEGREDO DO VIVER.

PARA OS PROFESSAUROS:

A ROTINA DE SE TRABALHAR POR IMPOSIÇÃO, CASAR POR OBRIGAÇÃO, FAZER FILHOS POR TRADIÇÃO.  APOSENTAR O QUANTO ANTES.

About these ads

5 Respostas so far »

  1. 1

    catarina a.l.silva disse,

    Assisti a duas horas atrás uma entrevista feita por Leda Nagle no programa SEM CEnSURA na TVE BRASIL e fiquei encantada com a visão brilhante do Professor Antunes. Concluí que ele é um professor que poderia ter tornado-se “Professauro” no entanto, desenvolveu ema visão crítica da profissão… Louvável!!!

  2. 2

    ADRIANA A. VASCONCELOS disse,

    AO LER A OBRA ME SUPREENDI, POIS, ME VI DENTRO DOS RELATOS UMA HORA ME VIA PROFESSOURA OUTRA HORA ME VIA PROESSAURO, NUMA REFLEXÃO TREMENDA DA MINHA PRÁTICA PEDAGÓGICA. E A QUESTÃO POR QUE NÃO MUDAR? VALE A PENA CONTÍNUAR NA MESMICE? SERÁ QUE MEUS ALUNOS TÃO SENDO CAPACITADOOS PARA ENFRENTAR O MUNDO GLOBALIZADO? É ESSAS SÃO PERGUNTAS QUE CADA DOCENTE DEVE CARREGAR P/ SIM, EM BUSCA DE MUNDAÇAS. PARABENIZO O AUTOR PELA SUA OBRA ANSTÁTICA LEVANDO OS SEUS LEITORES PARA UMA REFLEXÃO CRITICA DA DOCÊNCIA.

  3. 3

    marianna disse,

    Me surpreendi com está tao maravilhosa obra de celson antunes, gostei mt e tbm aprendi.

  4. 4

    Deisi Cristina disse,

    Estou no 2º ano do Curso de Formação de Docentes, minha professora de Organização do Trabalho Pedagógico trabalhou uma parte deste livro em minha sala de aula, gostei muito e gostaria de receber novidades sobre ele e dicas de como trabalhar em sala de aula!!!
    Obrigada!

  5. 5

    ismena sotero disse,

    Em vários momentos na minha sala de aula, agi como uma profesaura , mas posso garantir que foi involuntariamente. Por isso que a leitura deste livro é de grande importância, para que haja uma mudança de atitude, e assim com certeza uma motivação para que eu execute o meu trabalho com prazer e não por obrigação. Motivando meus garotos e sendo motivada.


Comment RSS · TrackBack URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: