Dia Mundial contra o Trabalho Infantil

A partir de 2005 o dia 12 de junho passou a ser importante, não só pelo dia dos namorados, mas pelo dia do combate ao trabalho infantil.

O mundo inteiro se mobiliza contra esse absurdo da exploração da mão de obra infantil.

“Criança tem que brincar. Aprender a ser feliz. Entrem nessa campanha vocês também: por um mundo sem trabalho infantil.”

Gilberto Gil 

Clique na imagem e veja a campanha do Ministério do Trabalho contra o trabalho infantil:

 

As estatísticas mostram que um país que possui crianças trabalhando não se desenvolve. O Brasil possui 3 milhões de crianças trabalhando, sendo que em São Paulo somam 210 mil crianças.

 Quanto mais cedo a criança trabalha, diminua a qualidade de vida e aumenta a mortalidade.

Mais cedo no trabalho, mais criança fora da escola!

Vamos ajudar a acabar com essa triste realidade!! 

Assitam os vídeos:

O trabalho infantil

O Futuro como eu sempre quis!

About these ads

38 Respostas so far »

  1. 1

    Danielle Trindade - CAAM -IV TERMO disse,

    Eu acho que as crianças tem que ir para escola estudar para serem alguém na vida, não ficar por aí nas ruas trabalhando: no trânsito, nos faróis, vendendo doces, fazendo malabarismo…
    Lugar de criança é na escola, não nas ruas!

  2. 3

    Aluna IV Termo (CAAM): Severina Pereira de Souza disse,

    EU TENHO 54 ANOS, E COMECEI A TRABALHAR COM 5 ANOS NA ROÇA E, COM 10 ANOS NAS CASAS DE FAMÍLIA. EU NÃO TIVE INFÂNCIA, EU NÃO SOUBE O QUE É SER CRIANÇA, JÁ CRESCI COM RESPONSABILIDADE DE GENTE GRANDE.
    EU ACHO ERRADO AS CRIANÇAS TEREM QUE TRABALHAR MUITO CEDO E TEREM RESPONSABILIDADE DE GENTE GRANDE.
    MEU PAI ME DAVA RESPONSABILIDADES DE CUIDAR DA ROÇA, SE ELE CHEGASSE E NÃO TIVESSE LIMPO O CORO COMIA.
    MUITAS CRIANÇAS NÃO TEM AMOR E O CUIDADO QUE DEVERIAM! EU PASSEI POR ISSO, MINHA MÃE ME ENFIAVA NAS CASAS DE FAMÍLIA SÓ PELA COMIDA E PELA ROUPA, EU E MEUS IRMÃOS APANHAMOS DE MUITA GENTE!
    PASSEI POR MUITAS BARBARIDADES: TIVE QUE FAZER ROSBIFE PARA UMA MULHER SEM SABER O QUE ERA, MEU PAI CUSPIA E MANDAVA EU PARA A VENDA, SE EU NÃO CHEGASSE E O CUSPE SECASSE EU APANHAVA…
    A MINHA MAIOR FELICIDADE FOI COM 50 ANOS QUANDO GANHEI UM BOLO, ME SENTI COM 15 ANOS, O QUE NÃO TIVE GANHEI COM 50 ANOS DE IDADE.
    SOMOS ESQUECIDOS PELOS GOVERNANTES E POR ISSO MUITAS CRIANÇAS TEM DE TRABALHAR PARA SOBREVIVEREM!
    NÃO É JUSTO, MAS INFELIZMENTE ACONTECE!
    SÓ NO MOMENTO DAS ELEIÇÕES AS AUTORIDADES LEMBRAM DAS PESSOAS DO NORTE E NORDESTE PARA COMPRAREM VOTOS!

  3. 5

    Vanilda Maria da Silva- IV Termo - 1 Segmento disse,

    Hoje eu tenho 27 anos e, comecei a trabalhar com 10 anos de babá em João Pessoa, Recife. Era uma responsabilidade muito grande uma criança tomar conta de outra criança, se eu não tevesse cuidado, tinha medo da patroa me bater.
    Eu deveria estar estudando, ter uma vida que toda criança têm. Eu tinha o direito de ter a liberdade que as crianças tem, ir para a escola, brincar, visitar os colegas nas casas deles…
    Eu parei de trabalhar agora com 27 anos e, me dedido aos estudos e a minha casa.
    Com a minha história eu aprendi que as crianças devem ser felizes e aproveitarem a infância até a idade de trabalhar, depois dos 18 anos.

  4. 6

    Maria José de Aguiar disse,

    Eu tenhe 57 ano E comesei a trabalha com 8 anos O meu PAI era muito
    severio no gostava que acriança brincasse.

  5. 7

    Carmelia Monteiro Viana disse,

    Eu trabalhei desde sete anos. Não ia para a escola porque não tinha escola e o pouco que estudei foi particular e me alfabetizei; leio desde meus nove anos mal mas sempre gostei de ler. Li muitas revistas da minha época – Carpricho, Destino, Ilusão. Já para escrever era difícil e continua sendo.

  6. 8

    Mário Abrileri disse,

    No Brasil os nossos governates não estão agindo de acordo com as regras do País. Estão explorando as crianças que deveriam estar numa escola e estudando, não trabalhando ou quebrando pedras como os pais mandam. As crianças trabalham porque não tem o que comer em casa. O GOVERNO DEVERIA AJUDAR AS CRIANÇAS NO BRASIL E AGIR O SUFICIENTE PARA NÃO DEIXAR AS CRIANÇAS DEPENDEREM DO TRABALHO E PODEREM ESTUDAR.

  7. 9

    Aldelina Alves disse,

    Eu não estudei porque tive que trabranhar com 6 anos para não morrer de fome, meu pai perdeu toda a suasterras no jogo depois ele abandonou minha mãe com 7 filhos por isso eu fiquei analfabeta.

  8. 10

    Luiz Antonio Lucas disse,

    Eu como aluno CAAM, também achei importante a matéria sobre trabalho infantil, porque as crianças tem que brincar e estudar.
    Por isso, eu achei importante essa matéria.

  9. 11

    Martos disse,

    Eu trabalhei na roça desde os 5 anos, e não achei ruim. Aprendi a ter responsabilidades cedo, e isso não me impediu de ser criança. Estudei, e mesmo estudando eu trabalhava. Quando vim pra cidade, trabalhava durante o dia e fazia 2º grau a noite, e depois a faculdade. Nunca me meti com drogas, como muitos colegas meus, e nunca me meti com roubos ou coisa parecida. Tive uma infância maravilhosa, mesmo trabalhando. Por que vocês não vão trabalhar?

  10. 12

    anaeluciana disse,

    Realmente, Martos você tem razão em dizer que algumas pessoas trabalharam desde cedo, ainda crianças e são pessoas honestas…Nós estamos trabalhando muito para a mudança deste país, mesmo que com poucas possibilidades, fazemos um pouco para mudar! Se você não leu a nossa biografia, leia! Ficamos felizes em saber que você e tornou uma pessoa de bem, estudou e não se envolveu com drogas… mas, infelizmente a situação de muitas crianças não é a mesma que a sua… pense melhor antes de julgar o trabalho alheio! E, obrigada pelo comentário!
    Luciana Raspa.

  11. 13

    Pivias disse,

    eu estou a realizar um trabalho de escola sobre o tema. Noto que o trabalho infantil está a diminuir no mundo. Mas ainda à tendência para a mão de obra barata, para isso usa-se as crianças. Algo ainda bem real, principalmente na Ásia. È tempo de terminar com isso. A criança tem de estudar, tem o direito de brincar…

    • 14

      milena disse,

      e isso mesmo nada dever ser espolrado as crianças de hoje em dia tem que estudar nao trabalhar mais para o futuro ai pensar em trabalhar

  12. 15

    Isabella Simões de Toledo Rocha disse,

    Acho um absurdo o trabalho infantil.
    Devemos juntar votos contra este absurdo , criança é criança , criança é humano e não uma maquina ”faz-tudo”. Toda criança tem direito ao estudo ,as brincadeiras e não se dedicar ao trabalho na verdade as crianças devem ser livres para desabafar os seus sentimentos e fraquesas, e não ficar presas obedecendo ordens, e não queremos ver crianças morrendo de fome, de fraquesa ou de não saber oque é viver com um sorriso no rosto, sabe, toda vez que procuro fotos de crianças trabalhando na internet , reparo, que todas repito TODAS as crianças estão de cabeça baixa, chorando ou querendo achar comida no lixo.

    E te faço uma pergunta , você acha sua vida ruim?

    Imagine a destas crianças…

  13. 16

    jessica disse,

    em pe é horríveu o trabalho infantio póis a exploração é muito grande e as crianças se prostituindo o volume no brasil sobri isso é enorme e devastadora e é com isso que o Brasil se torna um dos países mas violêntos da américa latína

  14. 17

    karol disse,

    o trabalho infantil é um tipo de ato que a maioria das pessoas adultas não deveria cometer

  15. 18

    janaina disse,

    Eu sou contra do trabalho infantil, porque todas as crianças devem brincar , estudar e ser feliz,mais não servir de maus-tratos .

  16. 19

    ana paula disse,

    sou contra o trabalho infantil pois as crianças n devem assumir uma responsabilidade tão grande.
    estou fazendo um trabalho na faculdade sobre o tema e fiz uns vídeos que mostram que o trabalho infantil ta muito forte

  17. 20

    alessandra disse,

    as ñ deve fazer nada pra tem gente grande sou alessandra e tenho 8 anos

  18. 21

    vera disse,

    É triste ver a expoloração intantil em diversas áreas, mas depende dos nossos governantes, para mudar este cenário de miséria, políticas públicas, investir no social, cultura, é gente realmente isto não aumenta o eleitorado deles, estamos num país de faz de conta, mas existe uma saída que é cada um de nós fazermos a diferença, olhe ao seu redor, veja o que se pode fazer, começa agora, vamos!!!!!!!

  19. 22

    gabi disse,

    o trabalho é bom mais ser explorados não

  20. 23

    Marcela disse,

    acho que criança nao teve trabalhar

  21. 24

    afonso disse,

    eu acho que e grave este assunto quando se trata de uma crianca automaticamente estamos a falar do futur de um pais, e do mundo porque e que dissemos que a crianca e o futuro do amanha? entao e necessario darmos todo carinho que a crianca merese

  22. 25

    frederica disse,

    CRIANCAS TEM DE IR PARA ESCOLA E NAO TRABALHAR!!!!!!!!!!!!!!!

  23. 26

    frederica disse,

    CRIANCAS TEM DE IR PARA ESCOLA E NAO TRABALHAR!!!!!!!!!!!!!!!
    TRABALHAR È CRIME TENHO MUIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIITTTTTTTTTAAAAAAAAAAAA DOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO.
    CHORO DEMAISSSSSSSSSSSSS

  24. 27

    ana clara disse,

    O brasil devia cuidar melhor dessas crianças

  25. 29

    Fernanda disse,

    O trabalho infantil é toda forma de trabalho exercido por crianças e adolescentes, abaixo da idade mínima legal permitida para o trabalho, conforme a legislação de cada país.
    O trabalho infantil, em geral, é proibido por lei. Especificamente, as formas mais nocivas ou cruéis de trabalho infantil não apenas são proibidas, mas também constituem crime.Embora o trabalho infantil, como um todo, seja visto como inadequado e impróprio para os menores abaixo da idade mínima legal, as Nações Unidas consideram algumas formas de trabalho infantil como especialmente nocivas e cruéis, devendo ser combatidas com prioridade.
    A Convenção nº 182 da OIT,[7][8] de 1999, aplicável neste caso a todos os menores de 18 anos, classifica como as piores formas de trabalho infantil: o trabalho escravo ou semi-escravo (em condição análoga à da escravidão), o trabalho decorrente da venda e tráfico de menores, a escravidão por dívida, o uso de crianças ou adolescentes em conflitos armados, a prostituição e a pornografia de menores; o uso de menores para atividades ilícitas, tais como a produção e o tráfico de drogas; e o trabalho que possa prejudicar a saúde, segurança ou moralidade do menor.
    No Brasil, algumas das formas especialmente nocivas de trabalho infantil são: o trabalho em canaviais, em minas de carvão, em funilarias, em cutelarias (locais onde se fabricam instrumentos de corte), na metalurgia e junto a fornos quentes, entre outros.
    Sabemos que algumas de nossas crianças estão sofrendo por causa do trabalho infantil,então se tivermos algum jeito de ajudá-las poderemos fazer de muitas delas feliz.Podemos ajudá-las:doando roupas,brinquedos,dando dinheiro,etc,afinal sabemos que geralmente a maioria das crianças que tem o trabalho infantil é por causa da pobreza de suas famílias. Por:Fernanda
    A partir de 2005 o dia 12 de junho passou a ser importante, não só pelo dia dos namorados, mas pelo dia do combate ao trabalho infantil. O mundo inteiro se mobiliza contra esse absurdo da exploração da mão de obra infantil. “Criança tem que brincar. Aprender a ser feliz. Entrem nessa campanha vocês também: por um mundo sem trabalho infantil.” Gilberto Gil 

  26. 30

    geiza daniela disse,

    crianças tem o direito de ir a escola ,mas tem criaça pelas ruas trabalhando isso e muito triste.

  27. 31

    stefani disse,

    crianças sem familias,teto,alimento e principaumente sem carinho amor(crianças abandonadas).
    o brasil precisa melhorar.

  28. 32

    dara castro teixeira disse,

    nossa nen dá pra acreditar, esses políticos tinhao que fazer alguma coisa para mudar essa triste realidade!!
    essas crianças tinhao que estar estudando ou brincando, naum trabalhando!!

  29. 33

    Ronaldo Bonifácio disse,

    Prezados

    Como professor de gestão pública (Universidade de Pernambuco), gostaria de ser contemplado com algum vídeo sobre o trabalho infantil, com vistas a enriquecer os debates com os alunos de pós-graduação.

    Grato
    Profº Ronaldo Bonifácio

  30. 34

    barbara disse,

    Oi meu nome é Ashley tenho 17 anos,comecei a trabalhar com 15,nao me queixo por isso pois eu estudo e trabalho minha vida é corrida mais nao deixo de ir a escola pois quero dar um futuro melhor pra mim e meus pais e irmaoos,sou totalmente contra o trabalho infantil…

  31. 35

    yurri gonçalves costa disse,

    oi minha onião é que as crianças tem de r trabalhar pois para elas estarem trabalhando as mães não tiveram infancia e eu acho que se as maes trabalharam elas tem que tentar dar um futuro melhor ao filho e não os explorarem então estau junto contra o trabalho infantil

  32. 36

    massai disse,

    eu não acho que as crianças deverim trabalhar eu tenho certeza que crianças não pode trabalhar e sim estudar li cada comentario desse blog eu acho que essas pessoas eu e tambem vc deveria falar com seus professores e fazerem cartas e muitas coisas falando sobre isso e sse vc tive medo de tentar isso não presisa de ficar pq eu sei que vai da certo um beijão pra todas a s crianças que estão aqui nesse mundo e tambem os adultos que não obriga as crianças a trabalharem eu so posso dizeruma coisa :CRIANÇAS E PRA TA NA ESCOLA E NÃO TRABALHANDO espero que vc goste dessa mensagem.tchau

  33. 37

    andreza disse,

    Eu sou contra o trabalho infantil faça o msm seja contra a esse tipo de trabalho

  34. 38

    mariaester disse,

    criança não deve trbalha


Comment RSS · TrackBack URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: